Texto de Opinião de Welitton Ferreira.
No Brasil, em um passado não muito distante, apenas homens, brancos e com um bom poder econômico eram dotados do direito de votar e ser votados, e assim eram os únicos detentores do poder. Em uma outra época ainda mais recente todos fomos privados deste direito, e nossos governantes do poder executivo eram nomeados ou eleitos por um colegiado militar. O tempo passou e as coisas mudaram, claro, mudaram depois de muito debate e de muita luta, negros, pobres, jovens e mulheres conquistaram o direito de votar e serem votados/as e assim poderem ajudar a escrever a história do país.
Bem, esse direito foi conquistado, hoje vivemos em um Brasil sem distinção de raça e sexo ou mesmo de idade ou classe social quando o assunto é o direito a votar, todos/as podem exercer tal função e o voto é obrigatório a todos os brasileiros natos ou naturalizados entre 18 e 65 anos, independente de condição financeira ou qualquer outro fator étnico, sexual ou social, somos neste quesitos todos/as iguais em direitos e deveres.
Porém, aqueles que tem mais de 65 anos podem se assim desejarem continuar a escolher seus representantes, como também já podem aqueles que tem entre 16 e 18 anos. Desta forma jovens de todo o país que completam 16 anos até o dia 7 de outubro podem escolher quem vai gerir seu município nos poderes executivo e legislativo, podem escolher qual programa será implantado nos próximos quatro anos e quais as prioridades da gestão municipal, podem fazer parte dessa história, podem escrever a própria história e a história do seu município.
O significado do voto não é apenas ir a um colégio e votar nesse ou naquele candidato no dia 7 de outubro, o significado do voto é honrar a luta de todos/as aqueles que honram suas vidas e mortes lutando por este direito, o significado do voto é reafirmar a importância da democracia no Brasil, a importância de poder escolher quem e como vai nos representar, quem e como vai administrar nossa cidade, nossos recursos e nossas prioridades.
Votar é bom, ou melhor é mais do que bom, votar é preciso, enquanto nós jovens de bem, não formos as urnas e democraticamente escolhermos nossos representantes, a politica continuará desmoralizada e monótona, a politica continuará a ser o que vemos hoje, com as mesmas pessoas e os mesmos atores. Não podemos ser meros coadjuvantes da nossa
história, sejamos os protagonistas, sejamos atores principais a partir de agora.
Se você completa 16 anos até o dia 7 de outubro, compareça ao TRE mais próximo, até o dia 9 de maio, portando documentos pessoais e comprovante de residência e traga mais esse título para sua cidade, traga mais esse título para o Brasil!
Voto aos 16 anos, está luta nos pertence.
Movimento Kizomba – PR
Texto: Excelente texto do companheiro Welitton Ferreira, extraído do blog do Coletivo Kizomba - PR. http://kizombapr.blogspot.com.br/2012/03/voto-aos-16-anos-traga-mais-este-titulo.html
NÃO VAMOS FICAR FORA DESSA!!!
Falta pouco menos de um mês para encerrar o prazo da emissão do título de eleitor, então não fique fora dessa! Mobilize-se! Se você conhece algum jovem que já tem ou ainda vai completar 16 anos até o dia 07 de outubro e ainda não fez o título, converse e incentive! Vamos fazer a nossa parte!
Dentro dos próximos dias estaremos juntamente com os grêmios nas escolas de Prudentópolis mobilizando a nossa juventude!!!! Vamos fazer de Prudentópolis uma cidade melhor!
Carlos Alexandre Castanha